Ter um bom relacionamento com o cliente pode ser um dos principais trunfos para o sucesso da empresa. Encontrar estratégias que atendam às necessidades e às preferências do cliente é um dos desafios dos empreendimentos, e isso só será possível através do relacionamento com seus consumidores. Os empresários da área contábil precisam considerar as prestações de serviços como sendo dependentes do relacionamento com seus clientes. É importante que essa comunicação seja direta, constante e benéfica para ambas as partes.
Para que uma empresa seja reconhecida por seus consumidores é importante que as suas ações justifiquem esse reconhecimento, mostrando a qualidade dos seus serviços através do relacionamento com os mesmos. É imprescindível que seu escritório de contabilidade mostre seus serviços e eles se diferenciem dos seus concorrentes. Conheça agora algumas dicas que vão te auxiliar no relacionamento do seu escritório de contabilidade com seus clientes.
A primeira impressão é a que fica
Um bom atendimento é imprescindível para o sucesso de qualquer organização. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas deixam de se atentar a esse aspecto. Pense como o cliente!
É preciso que seus vendedores sejam simpáticos e tratem o cliente como se ele fosse único. Não fale somente do seu escritório de contabilidade, dos serviços que presta e de seus produtos. Tenha interesse pelo cliente, quais as suas necessidades e mostre o quanto fazer negócios com a sua empresa de contabilidade será útil para ele. Além disso, não pressione o cliente e tente não usar termos contábeis durante a conversa, pode ser que você não seja compreendido.
Faça contatos contínuos
O cliente precisa saber que a sua empresa está interessada nele. Por isso, tente manter um relacionamento contínuo, mostrando como seus serviços estão sendo prestados para atender às necessidades dele. Para não forçar essa aproximação, tente manter uma rotina de contato, como reuniões mensais, por exemplo. Assim, você poderá expor como o trabalho da sua empresa contábil está sendo feito e obter um feedback do cliente.
Esteja sempre disponível
O cliente poderá precisar de seus serviços sem que esteja planejado. Por isso, procure estar sempre disponível, seja por e-mail, telefone ou qualquer outro meio de comunicação. Caso ele precise de ajuda em um ponto específico ou uma rápida consultoria, tente simplificar sua conversa e não deixe que restem dúvidas para seu cliente.
Invista na equipe de seu escritório de contabilidade
Equipe satisfeita, clientes satisfeitos! Um funcionário motivado fará melhores serviços e o cliente terá um atendimento bem mais satisfatório. Ofereça cursos e palestras para que os profissionais do seu escritório de contabilidade possam estar sempre atualizados sobre as técnicas de relacionamento com clientes, fazendo com que eles se sintam satisfeitos com a sua empresa.
Foque no relacionamento a longo prazo
Só causar uma boa impressão não é suficiente para manter um bom relacionamento com o cliente. Esse trabalho de construção deve ser permanente! Utilize técnicas que deem continuidade a esse processo: não deixe que seu cliente se sinta esquecido por sua organização, mude suas estratégias sempre que julgar necessário e mantenha sempre atualizados os dados contábeis do seu cliente para que possam auxiliá-lo quando for necessário.
Fonte: Jornal Contábil