No período de 01.03.2016 a 29.04.2016, deverá ser entregue a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2016. A Receita Federal espera recepcionar 28,5 milhões de declarações nesse ano.

Já está disponível o rascunho da declaração, que tem como intuito facilitar a vida do contribuinte, permitindo inserir dados antes mesmo de chegar o prazo para envio da declaração de ajuste anual, possibilitando um preenchimento gradual das informações, evitando o acúmulo de dados a serem informados nos meses de março e abril. O rascunho, cuja utilização é facultativa, ficará disponível até 25.02.2016.

As principais novidades da declaração de ajuste anual para 2016 são as seguintes:

– obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com idade igual ou superior a 14 anos;

– os profissionais que exercem as atividades de medicina, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e advocatícia que não utilizaram o carnê-leão 2015 deverão informar os CPF dos clientes aos quais foram prestados os serviços;

– mudança na entrega da declaração – criado um botão “entrega da declaração”, que permitirá verificar as pendências, fazer a gravação e transmitir a declaração.